DMAISB – Construções Inteligentes

Blog

Gerenciamento de obras: O que não pode faltar

Na Construção Civil, para a boa execução do trabalho, é importante levar em conta diversos fatores que contribuem com a programação, produção e controle do empreendimento. Sim, estamos falando do gerenciamento de obras, que não só acompanha os processos, mas também ajuda a evitar interrupções, atrasos no planejamento, serviços mal executados e falhas na comunicação.

E o que não pode faltar no gerenciamento de obras?

Gerenciamento de obras

Anote a seguir 4 dicas que irão ajudar a chegar mais perto do resultado almejado…

1. Invista no planejamento

Às vezes, por ansiedade de ver tudo pronto, muitos não valorizam a etapa do planejamento e querem logo ir para o início da obra. No entanto, é essencial ter em mente que um bom planejamento proporciona economia à construção. Por meio dele é possível orçar materiais e conseguir preços mais vantajosos, por exemplo.

A logística de entrega e armazenamento dos materiais, assim como a visualização de problemas e o adiantamento de soluções também são contemplados.

Para poder realizar a gestão dos passos necessários é imprescindível partir de um guia, com diretrizes e objetivos claros.

2. Faça uma lista detalhada de metas

Com metas e procedimentos mais detalhados fica mais fácil delegar responsabilidades e checar a concordância com os termos desejados. Dessa forma, evita-se a criação de um viés comunicativo e até mesmo de produtividade.

Outra vantagem é a otimização do tempo. Como todos ficam bem alinhados com os métodos e objetivos, dúvidas e retrabalhos são minimizados.

3. Explore a tecnologia

Existem alguns softwares no mercado que auxiliam o processo de gestão da construção. Os sistemas podem envolver desde o planejamento até a gestão do canteiro de obras. É preciso pesquisar e selecionar aquele que melhor atende as suas necessidades.

Outro fator interessante da tecnologia é a agilidade que proporciona aos pedidos de materiais ou de informações relevantes, por exemplo, para o acompanhamento da obra. Esses sistemas reduzem distâncias e permitem o envio de dados em tempo real para todos os envolvidos, o que melhora a qualidade do processo de comunicação.

4. Acompanhe a obra de perto

Trabalhar bem em equipe é uma habilidade importante em quase todas as áreas. No gerenciamento de obras não é diferente. Nesse tipo de atividade, aliás, essa qualidade é fundamental. Mas para estreitar o relaxamento e gerar confiança é preciso estar presente.

Não delegue apenas para os profissionais esse acompanhamento de perto. Esteja, você também, no canteiro para verificar o andamento do trabalho e esclarecer o que for importante. Engaje-se!

Quer saber mais?

Entre em contato com a DMAISB e saiba como podemos facilitar a sua obra!

 

Referências: IGC Educação, InovaCivil, Sienge e INCOPRE.

Compartilhe este post



Comentários (0)

Deixe o seu comentário!